top of page

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Programa delineou um plano de atividades de quatro anos, resumido da seguinte forma:

 

Objetivos:
- Consolidar a expansão do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) até 2020, com aumento do espaço físico para acomodar novos laboratórios, docentes e alunos. Está em andamento um projeto, em colaboração com a alta administração da UFPI, para construir um novo espaço físico conjunto para o Departamento de Física e o Programa de Pós-Graduação.
- Intensificar o programa de intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação, com atenção especial para aqueles envolvidos em atividades de Iniciação Científica.
- Aumentar a internacionalização do programa, incentivando estágios de pós-doutorado, visitas de pesquisa e intercâmbios de alunos no exterior. Durante esse período, três professores do PPGF participaram de missões de pesquisa no exterior no RPI-USA e Penn State-USA.

 

Metas:
- Estabelecer um Centro de Pesquisa em Física, com a tarefa inicial de desenvolver diretrizes para atividades de pesquisa e extensão.
- Criar um Laboratório de Cristalografia (XRD).
- Expandir o Laboratório de Óptica Não Linear.
- Ampliar o Laboratório de Física Teórica Computacional.
- Ampliar o Laboratório de Microscopia Avançada.
- Atingir produção anual de três artigos científicos por docente, publicados em periódicos classificados no intervalo de percentil > 87,5% – 50% < percentil < 62,5%.

 

Ações:
- Capacitar e qualificar recursos humanos na área por meio de eventos regulares ou permanentes (seminários, colóquios, workshops e pesquisas).
- Avaliar periodicamente, por meio do conselho acadêmico, os resultados alcançados até o momento e, se necessário, redirecionar as ações.
- Incentivar a criação de laboratórios multiusuários e interdisciplinares para dar suporte a todas as atividades do programa, especialmente as mais complexas.
- Aumentar a participação docente e discente (por meio de doutorados sanduíche) em atividades de intercâmbio nacional e internacional, visando ao crescimento e internacionalização do programa.
- Estimular a participação docente e do programa em todas as chamadas de financiamento para atividades de pesquisa e pós-graduação, emitidas por agências de fomento.
- Aplicar, sem exceção, as regras de credenciamento e descredenciamento (conforme descrito no regulamento do programa) para docentes.

Com os pontos acima mencionados, juntamente com a abertura do nosso programa de doutorado durante este quadriênio, também almejamos melhorar nossos indicadores científicos e atingir nota 5 na próxima avaliação da CAPES.

>>> Para equalizar e melhorar a produção docente, reduzindo a dependência de docentes externos, alguns professores que atuaram como docentes permanentes de 2017 a 2019, foram reclassificados como docentes colaboradores em 2020. Esta decisão foi parte do processo de autoavaliação do Programa, pois seu envolvimento não resultou em colaborações efetivas com membros permanentes do programa, nem supervisionaram nenhum aluno. É improvável que eles permaneçam fazendo parte do programa no próximo ciclo de quatro anos, conforme proposto no plano de autoavaliação.

Ações tomadas pela UFPI para fortalecer a pesquisa e a educação de pós-graduação:

1. Seminários de Monitoria de Pós-Graduação (2017, 2018, 2019 e 2020):

Esses seminários avaliam os programas por meio de especialistas com experiência em comitês da CAPES.

2. Resolução de Carga Didática:
- Objetivo: Regular a carga horária semanal de aulas presenciais para docentes da UFPI envolvidos em programas de pós-graduação.

3. Ciclo de Palestras PRPG (2017, 2018 e 2019):

Oferece palestras sobre temas atuais para programas de pós-graduação, como autoavaliação.

 

4. Programa de Monitoria da Qualidade de Pós-Graduação:
- Objetivo: Apoiar os processos de avaliação de programas de pós-graduação da UFPI, incluindo Propostas de Novos Cursos (APCN) pela CAPES, Seminários de Monitoria de Pós-Graduação e programas Interinstitucionais de Mestrado e Doutorado (MINTER e DINTER).

 

5. Resolução para os Programas MINTER, DINTER e Off-Campus:
- Objetivo: Planejar a formação de novos mestres e doutores por meio de projetos interinstitucionais.

 

6. Prêmio UFPI de Dissertações e Teses (2019):
- Objetivo: Reconhecer os melhores trabalhos desenvolvidos na instituição, realizar autoavaliação institucional e incentivar a disseminação de novos conhecimentos.

 

7. Programa Promissão:
- Objetivo: Apoiar missões de pesquisa de curta duração no exterior para pesquisadores da UFPI e trazer pesquisadores visitantes do exterior para a universidade. Dois docentes do programa foram contemplados com bolsas por meio deste programa.

 

8. Chamada de Bolsas de Produtividade da UFPI:
- Objetivo: O Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ UFPI) tem como objetivo identificar, reconhecer e valorizar docentes pesquisadores por meio da concessão de bolsas de produtividade àqueles que demonstraram mérito em suas propostas, mas não foram selecionados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

9. Programa de Incentivo à Publicação da Produção Intelectual da UFPI:
- Objetivo: Incentivar e apoiar a produção intelectual dos docentes por meio de publicações em veículos avaliados pela CAPES (QUALIS) como autores ou coautores.

Vários docentes do programa foram selecionados em muitas das chamadas mencionadas acima.

Programa de Pós-Graduação em Física

Universidade Federal do Piauí

MANTENHA-SE CONECTADO

ENTRE EM CONTATO

Centro de Ciências da Natureza - CCN/UFPI
Universidade Federal do Piauí

Teresina, Piauí – CEP. 64.049-550

pgfisica@ufpi.edu.br

Tel: +55 (86) 3237-1424

bottom of page